Andrógenos são hormônios responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção das funções reprodutivas e sexuais, composição corporal, saúde óssea e comportamento masculino. Dentre os principais andrógenos temos a Testosterona e seus derivados. Sua deficiência pode levar, no homem, à infertilidade, disfunção sexual, perda de massa muscular, enfraquecimento ósseo, distúrbios do metabolismo e alterações cognitivas.
Com o envelhecimento, os níveis de testosterona tendem a cair. Seus baixos níveis estão relacionados com a predisposição à obesidade e diversas doenças crônicas.
O Hipogonadismo Masculino (Andropausa) é uma síndrome causada pela diminuição dos níveis de testosterona no sangue (Deficiência Androgênica), que por sua vez, pode alterar a função de diversos órgãos e a qualidade de vida do homem.
A Deficiência Androgênica é uma consequência da idade, mesmo em homens saudáveis. Em homens de meia idade, sua incidência varia entre 2,1 – 12,8%. O Hipogonadismo é mais prevalente em homens mais velhos, obesos, com doenças associadas e com saúde debilitada.